quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

vida e morte de sebastião onório

meu nome é sebastião onório, mai tudo mundo me conhece só por tião. fui nascido i criadu na roça, tenho 54 ano i hoji moro suzinho. mai já fui casado trêis veiz i não tenhu nenhum fio. não mi arrependu nem mi orguio di nada dissu.
meu pai foi homi muito pobre. fio di homi muito pobre. famia grandi. tinha uns deis irmão. vivia sempre passanu necessidadi das coisa i inda por cima meu avô era homi muito brabo. rijo ca famia, otoritário. mai meu pai - meu véi sempri dissi- ele num teve instrução, foi inducado na basi da vara. era surra in todo santo dia, i das veis a noite tamem, quando a mininada fazia muito baruio entrava nu reio. o povo antigo da roça inhera sistemáticu pur demais, durmia cedo i levantava antis do sor. tinha que cuidá das coisa das roça, ará, campiná i tratá dos animar i isso era sagradu. tudo mundu tinha que trabaiá, deisde minino. cum meu pai num foi diferenti. deisde us 5 anu meu avô, o véio niculal martimiano, já fazia o cuitado fica ispantano passarim nas roça de arrois i levá us carderão di cumida pos mai véi qui já pegava nu batente. nenhum deis teve infância. era uns tempo difícir aqueis. toda vida inscutei essas istória. a muié du meu vô era mestiça india cum caboco. meu pai dizia que o véio niculal tinha catadu ela nu laço, inguar si fais cum criação braba. minha vó era braba. mai num era animar, sempre achei isso mei cruer da parti do véi niculal. mai ele era assim memo - meu pai dizia- num dianta, burru véi num pega marcha.
minha vó si chamava rosalina frausina di jesuis, mai u povo conhecia ela só por rosa. ela morreu quando meu pai tinha uns 5 anu didade. era doenti dus nervo, cuitada, i naquele tempo a midici na num era avançada qui nem inhé hoji i memo qui fossi niguem tinha dinhero pa í nu dotor. alem di sê muitu longi, lá na cidadi, i a condução sê difici, não si podia perdê dia di trabaio. trabaiava-si muito naquele tempo. trabaiava trabaiava i vivia na miséra. só us patrão é que inrriquecia as custa do suó du povo humirde i isso inté hoji é assim.
bão, quando minha vó morreu, meu vô ficô inda mai sevéro cus fio. virô un desgracê só. us minino, us rapaizin e as moça cumero o pão qui o diabo amassô na mão du véio. sofrero e sofrero tantu qui ficaru tudo qui nem meu vô. por modi cresce naquela miséra de vida, só trabaiano i trabaiano sem tê nada. ninguém deis escapô du destino crué du vei niculau. qui mar ô bem ,trabaiô a vida intera e morreu sem tê ondi caí morto. tudo eis passaro fomi i num tiveru istudo. resurtado ; ficaru tudo chucro.
casaru sem amô nu curação. fizeru um monti di fio qui fizeru mai fio. qui tamem crescero daquele jeito. eu, tião, sô um deis, mai só qui não tivi fio. num sei purque mai eu achei foi é bão. purque ua hora dessas us coitadim ia tá cu isntobago roncanu qui nem porca parinu. i eu num gosto di vê criança passanu necessidadi. sempre achei cus coitadim num tem curpa. são tudo inuscenti. qui vem nu mundão di meu deus sem pidi i paga u pato da misera dus antigu.
bão, eu nunca curpei meu pai, nem meu vô por causa du meu sufrimentu i das minha dificurdadi. sei qui eis era burro demais i simprão. num tinha tino pá sabê qui a curpa era dus ricu. us fazendero qui era us donu daqueis mundu di terra qui nóis trabaiva e cuidadva preles. nóis trabaiva discarço i passano fomi pos fios deis vesti sapatu bão di coru i enchê u buchu de cumê bão nus restoranti da cidadi. nunca passaru pela cabeça deis qui us ricu exprorava tudo nóis, us pobre. mai eis era donu daquelas terra tudo pruquê eis robaru dus indio. minha bisavó era india. se fô vê intão aquelas terra era nossa i eis qui robaru tudu di nóis, na pura marvadeza.
nói us pobre, sempre trabaiemu muitu. nossa vida sempri foi trabaiá i trabaiá, nóis num tem marvadeza. num queremu sai purai robanu terra dus oto. i si fô vê a terra num é di ninguém. é di deus i di quem trabaia nelas. nóis nem pricisava di tudo aquilu di terra. pá nóis un pedacim di chão pá prantá batata, mandioca i inhami já tava bão. só pá nóis te vida de genti. poi nói era genti mai vivia quasi inguar bicho.
eis num tivero cuca pá intendê essa falcatrua dus barão i só pur isso vivia um discontanu a disgraça no oto. us pai discuntanu nus fio uque us vô tinha feitu nus pai. i assim foi. foi ino. foi si aumentano a misera i u sofrimento i a arma desses homi foru ficanu cada veis mais dura. cada veis mai seca. cada vei mai chucra. inquantu us ricu foru ficano cada veis mai ricu .cada veis mai fominha i cada veis mai marvado.
eu num tivi portunidadi di frequentá as iscola, mai aprendi tudo isso cu a iscola da vida. di tantu apanhá i passá fomi, veno tudu aquilu acuntecê dianti das nossa venta. venu nossos parenti tudo morrenu i si debatenu entri eis. isperano um milagre dus céu ô ajuda du guverno.
deus já deu tudo pá nói. óia esse mundão ai ó. cheiu di coisa boa na natureza. terra pá nói prantá a vontade. pá tudo as famia. muita aguá pá bebe i pá tudo, dus rio i dus ocianu. as arvi, as pranta, inté as pedra deve di tê arguma servintia. i o povo inda qué mai di deus? deus já feis inté di mais. pruque já ouvi dizê qui inté otos praneta tem purai nu céu i ele deve de sê muito ocupadu pruque deve tê muita genti pió qui nóis pá cuidá. muito miserê pelu céu a fora. aqui nói podia resorvê nói memo. us homi. mai insperá ajuda du guverno tamem num dianta. eis só ajuda us ricu qui já num precisa di ajuda. u negócio era oto si us pobre si juntasse i resorvesse eis memo. tomanu tudo de vorta as terra qui us rico robaru du povo humirde. tuda a raiva qui nóis tem qui tê num é dus nossus iguar. nóis é tudo du povo. povo pobri sofridu, judiadu do sor.
por issu eu achei bão num tê fio. por issu eu num mi intendi cuas minha muié. eu num quiria judiá deis. batenu i dexanu eis passá fomi.
prefiri sê suzinho na vida qui minha sina eu sigo mió sem curpa. meu fardu eu carrego suzinho sem ajuda di ninguém i sem atrapaiá ninguém. suzinhu eu pensu mió, i intendu um poco du que acontece nesse mundu véio sem portera. vô morrê sem dexá conta pá ninguem. ninguém vai precisá chorá na minha cova. nem pagá minha sepurtura. por mim pode dexá meu cadávi apudrecê nu pasto pá matá a fomi dus urubu i dus vermi.
assim eu acho mai certu. demorô minha vida intera mai a vida du meu véio e a du véio dele pá arguém percebe issu. i assim num dévi di continuá poi sinão us homi ricu vão acabá inté cu mundo. acho qui minha istória podi servi di exempro pus jovi di hoji, fio di pobre qui vévi di quarqué jeitu. essa é minha herança preles i pra tuda gente pobri sufrida. i apruveitu pá dexá um avisu pus homi ricu se um dia eles mi ovi ; eu, tião, vivi qui nem bicho, mai num sô bicho, pur issu prefiru morrê qui nem homi. agora ocêis, us coroné, us fazendero, us propetáru, us guvernanti, fiqui sabeno, qui já num tarda a hora docêis tamem vai chegá , i aí qui eu queru vê pra que qui vai servi tanta ganança na faci da terra.

Um comentário:

  1. a ignorancia sábia do mineiro nordestino. vc sempre foi o pai fora da lei. preguiçoso e poeta inveterado. iscrévi minino!

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